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RU: seria a volta do leiteiro?

01/10/2020

2020 marcou mudanças profundas em como nos comportamos, compramos e consumimos alimentos. A maneira como compramos produtos lácteos não foi exceção.

Durante o lockdown, à medida que os consumidores tentavam minimizar as saídas de casa e os varejistas encontravam problemas de disponibilidade, observamos um crescimento importante nos clientes do leiteiro tradicional no Reino Unido. De acordo com a Kantar, o número de clientes que usam leiteiros passou de 527.000 para 716.000 e muitos locais tiveram recusar novos clientes porque a demanda superou a oferta. Como as restrições foram retiradas em meados do verão, houve uma queda no número de clientes, mas, ainda assim, muito mais clientes estavam usando leiteiros em comparação com o início do ano.

O interessante sobre esse crescimento foi a mudança na demografia desses clientes. Tradicionalmente, os leiteiros tendem a ser usados por consumidores aposentados mais velhos, mais ricos. No entanto, durante esta fase da pandemia, a aquisição de novos clientes foi impulsionada principalmente por famílias, trazendo um novo público para entrega ao domicílio.

Em uma pesquisa recente, os principais motivos alegados para usar um leiteiro foram o apoio ao comércio local (70%) e a conveniência (54%), com destaque também para a qualidade (39%), tratar-se de um produto britânico (36%) e ambientalmente correto (32%). Com a busca pela sustentabilidade na vanguarda das mentes das pessoas (especialmente entre o público familiar mais jovem), talvez não seja surpreendente que os serviços que oferecem leite em embalagens não plásticas e que usam veículos elétricos para distribuição devam prosperar. No entanto, o preço muito mais alto em comparação com os supermercados sempre foi um fator limitante para a absorção em massa. Mas, em uma pandemia, os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais por conveniência e segurança.

À medida que o endurecimento das regulamentações começa a chegar novamente, com a Regra dos Seis e os lockdowns locais se tornando mais prevalentes, há um potencial claro para o desenvolvimento contínuo do mercado de entrega em domicílio de leite e outros produtos essenciais.

Fonte: milkpoint